Quantcast
Eventos

“Pecuária Inteligente” é o tema das Jornadas Muralha de Évora de 2025

Direitos reservados

As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora, que se assumem como o maior congresso ibérico dedicado à agropecuária, realizam-se nos dias 14 e 15 de março, no Hotel Vila Galé em Évora. “Pecuária Inteligente” é o tema deste ano e são esperados 1.000 participantes.

A 16a edição pretende consolidar-se como um espaço de excelência para a troca de conhecimento e experiências entre veterinários, produtores, investigadores e líderes do setor.

 

“O debate em torno da ‘Pecuária Inteligente’ visa demonstrar o contributo da utilização da tecnologia na tomada de decisões com o objetivo de aumentar a qualidade e a quantidade da produção, minimizando o impacto no ambiente, numa altura em que a mão-de-obra no campo é escassa”, começa por referir a organização em comunicado.

Com um programa diversificado de palestras e workshops, conduzidos por especialistas reconhecidos internacionalmente, as jornadas serão palco da estreia, em Portugal, do documentário “World Without Cows”, produzido pelos jornalistas premiados Michelle Michael e Brandon Whitworth, que pretende mostrar a importância cultural, económica e ambiental das vacas em vários pontos do planeta.

 

Segundo Nuno Prates, Presidente da Comissão Organizadora, as jornadas têm desempenhado um papel central na disseminação de conhecimento técnico e científico, capacitando profissionais e promovendo a inovação e a melhoria contínua nas práticas de gestão, contribuindo também para consolidar o associativismo.

“Temos trazido a Portugal exemplos bem-sucedidos de associativismo de outros países, incentivando a colaboração, a partilha de recursos e a defesa conjunta de interesses, o que é essencial para a sustentabilidade e para o crescimento do setor”, afirma Nuno Prates.

 

No dia 14 de março, na Sala Alter Real, os destaques do congresso vão para a palestra “A Arte do Maneio de Gado: Técnicas e Estratégias para a aprimorar a Condução do Gado”, conduzida pela médica veterinária, Adriane Zart, promotora da técnica de maneio “Nada nas Mãos”, que consiste em não utilizar paus ou outros objetos para conduzir o gado, promovendo o bem-estar animal.

Segue-se o debate sobre a “Profissionalização e a Organização do Setor”, onde são apresentados exemplos “de sucesso, na área dos suínos, do leite e das aves, que visam mostrar um modelo de bom funcionamento que pode ser transferido para o setor pecuário”, informa a organização.

 

Da parte da tarde, o título do painel da Mesa-Redonda é a “Digitalização e Inovação Tecnológica na Pecuária” que conta com duas palestras vocacionadas para a pecuária do futuro e para os desafios da zootecnia de precisão.

O painel “Sustentabilidade da Produção de Carne” conta com a participação de Xoán Rodríguez, diretor ibérico de sustentabilidade da Alltech, que apresentará o making-of do documentário “World Without Cows” servindo este como mote para responder à questão “Seremos melhores num mundo sem vacas?”.

O programa dedicado à equinicultura com o tema “Whole Horse Matters: O Cavalo Numa Perspetiva Integral” decorre em paralelo na Sala Sorraia. Desenhado pela Equimuralha, aborda questões práticas relevantes como a gestão e a sanidade de efetivos equinos. Contará com a presença de Alan Davies, tratador profissional de equinos, reconhecido pelos cuidados prestados a cavalos, com impacto nas conquistas de medalhas de ouro olímpicas.

Este ano a Comissão Organizadora decidiu homenagear a ONG “Veterinários Sem Fronteiras” pelo trabalho humanitário de suporte à saúde animal em comunidades desfavorecidas, no âmbito do prémio atribuído ao melhor poster eleito pelos congressistas.

No dia 15 de março, o segundo dia de Jornadas, destaca-se a conferência “Muralha Vet Conference 2025”, dedicada exclusivamente à formação de médicos veterinários de animais de produção e que a organização promove como sendo uma das novidades desta edição. “Composta por seis palestras, os temas em debate foram escolhidos tendo em conta novas abordagens para enfrentar os desafios do setor com base na inovação, eficiência e sustentabilidade das explorações pecuárias.”

Na componente cultural está prevista uma exposição sobre o Traje Equestre, numa altura em que a Arte Equestre Portuguesa foi recentemente reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?