Após testemunhar na sua prática clínica casos recorrentes de animais doentes por negligência, erros de alimentação e maneio ou por simples desinformação, o médico veterinário Artur Nascimento decidiu criar a Vet Before Pet: “A forma mais segura de encontrar o seu próximo melhor amigo”.
A plataforma agrega tutores, criadores, associações e centros de recolha oficial (CRO) e todos os anúncios são validados por uma equipa de médicos veterinários – especialistas em animais de companhia (cães e gatos) e animais exóticos (furões, coelhos, roedores, aves e reptéis) – de forma a assegurar que toda a informação anunciada é verdadeira e respeitadora das normas legislativas de bem-estar animal.
Além de inovador, o projeto Vet Before Pet – distinguido em 2024 com o Prémio “One Health Pet Awards” para Melhor Projeto de Inovação na Categoria Saúde & Bem-estar – é pioneiro a nível nacional, na medida em que é a primeira plataforma digital de aquisição de animais de companhia com certificação médico-veterinária em Portugal.
Em declarações à VETERINÁRIA ATUAL, a propósito da atribuição deste galardão, Artur Nascimento confessa que “não estava nada à espera de ganhar, porque estava nomeado em conjunto com concorrência ‘de peso’: empresas/projetos todos eles com trabalhos espetaculares, como o da coleira digital que recolhe dados biométricos ou o do laboratório Vedis. Pelo que, ser nomeado e estar no top 5 já foi incrível”. O reconhecimento com o prémio foi, “sem dúvida, muito positivo”, acrescenta, e a verdade é que “em termos de One Health, a Vet Before Pet será talvez, de entre estes, o projeto com maior potencial para transformar o mercado e disseminar este conceito a toda a população”, reconhece.
“Com a Vet Before Pet estamos a ajudar os animais, mas também estamos a ajudar os veterinários, porque não há um dia em que eu não sofra devido à desestruturação e fraca regulamentação do mercado. Não quero daqui a 30 anos ainda estar a viver esta realidade e as suas consequências. Apesar das inúmeras vozes que me chamam utópico e sonhador e que acham que não vale a pena tentar mudar o mundo, eu não quero desistir e acredito que posso fazer a diferença na transformação positiva do setor, contribuindo para melhorar as condições dos animais e dos médicos veterinários”, destaca Artur Nascimento.
“Acredito que com a Vet Before Pet vá salvar mais animais que diariamente no consultório. Não tenho dúvidas de que a minha missão é a Vet Before Pet e em 2025 tenciono tentar deixar a clínica e dedicar-me a 100% ao projeto, porque ele assim o exige”, revela.
Papel social do veterinário é determinante
Diante de “prognósticos sombrios e prognósticos infelizes”, Artur Nascimento concluiu que a origem de grande parte dos problemas residia no facto de os veterinários serem apenas consultados após o processo de aquisição destes animais. A Vet Before Pet nasce da convicção de que os veterinários devem desempenhar um papel fundamental antes de qualquer aquisição animal ser concretizada, salvaguardando desta forma o seu bem-estar e dotando os futuros tutores das competências necessárias para que todo o processo de aquisição de um animal decorra sem percalços.
“Temos uma profissão muito bonita e louvável, mas acho que temos a responsabilidade de exercer um maior impacto sobre a sociedade. Estamos muito no nosso mundo de consultório e centrados no nosso trabalho – que é muito exigente – mas acho que também temos que ter um papel mais preponderante e uma maior presença no local onde as decisões são tomadas”, sublinha, a este respeito, Artur Nascimento.
Ao reunir futuros tutores, criadores éticos, associações/CRO numa única plataforma, o Vet Before Pet pretende transformar o processo de aquisição de animais de companhia, tornando-o seguro, legal e consciente desde o primeiro momento.
“Ainda há muito por fazer e potenciar uma boa aquisição é um dos caminhos nesse sentido. E é precisamente aqui que a Vet Before Pet se posiciona, colocando a ação médico-veterinária no início da cadeia. Só assim, conseguimos criar impactos muito positivos ao longo de toda a cadeia. E vamos retirar carga e esforço à prática dos veterinários”, sustenta o responsável pelo projeto, acrescentando: “A Vet Before Pet também tem como missão combater o estigma vigente de adoção versus compra. Elas não são mutuamente exclusivas e não temos que escolher um lado! O importante não é se o animal é comprado ou adotado, o importante são as boas práticas nessa aquisição. É por isso que na Vet Before Pet falamos apenas em aquisição e o meu objetivo é garantir uma aquisição responsável, segura e consciente, desde o primeiro momento até ao final da cadeia”.
Se estiver a pensar comprar/adotar um pet, inscreva-se na plataforma, marque uma consulta para aconselhamento e esclarecimento das suas dúvidas e encontre o seu match-perfeito!
CONTACTOS:
geral@vetbeforepet.com
https://www.facebook.com/VetBeforePet
https://www.instagram.com/vetbeforepet/