Quantcast
Investigação

Comissão Europeia recebeu parecer científico sobre a abordagem “One Health”

Comissão Europeia recebeu parecer científico sobre a abordagem “One Health” iStock

A Comissão Europeia recebeu formalmente o relatório de análise de dados e o parecer do Scientific Advice Mechanism (SAM) sobre a abordagem “One Health” na União Europeia (UE).

O parecer apresentou diversas recomendações políticas sobre a forma como a abordagem “One Health” pode ser gerida e governada na UE. Entre as principais recomendações, conta-se o reforço da colaboração entre áreas de intervenção, o aumento da educação e formação na área e uma maior promoção da investigação e da inovação neste domínio.

 

O documento apelou igualmente a ações preventivas, de vigilância e avaliações de risco mais integradas, bem como a uma maior coerência entre todas as políticas pertinentes da UE neste domínio.

O parecer do SAM não é vinculativo e pode ser utilizado para moldar as ações da UE em várias políticas, desde doenças infeciosas à resistência antimicrobiana até às alterações climáticas e à biodiversidade.

 

“Este parecer científico confirma que a importância da One Health é indiscutível. Embora esta abordagem esteja já a ser aplicada com êxito em algumas áreas, incluindo no domínio da saúde, há mais que podemos fazer. Podemos tirar partido das muitas boas práticas já em vigor e solidificar a nossa abordagem, a fim de abordar, de forma mais eficaz, algumas das questões mais prementes que os cidadãos da UE enfrentam atualmente”, afirmou Stella Kyriakides, comissária da UE responsável pela pasta da saúde e alimentação.

Já para Iliana Ivanova, comissária europeia responsável pela inovação, investigação, cultura, educação e juventude, “num mundo de novos desafios constantes e de questões de saúde cada vez mais complexas, é essencial que a UE baseie as suas respostas em provas científicas sólidas. O relatório fornece um contributo importante à medida que desenvolvemos uma abordagem abrangente da saúde humana, animal e ambiental em benefício dos cidadãos europeus”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?