Quantcast
Animais Selvagens

Conheça a espécie de lobos na Etiópia que se alimenta de flores e poliniza plantas

Conheça a espécie de lobos na Etiópia que se alimenta de flores e poliniza plantas Direitos Reservados

Investigadores documentaram lobos-etíopes (Canis simensis), pela primeira vez, a alimentar-se de néctar de flores silvestres, um comportamento inédito para esta espécie carnívora, avançam os cientistas responsáveis pelo estudo da Ethiopian Wolf Conservation Programme (EWCP) e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A descoberta feita na Etiópia e verificou que lobos etíopes foram observados a visitar flores da espécie Kniphofia foliosa — conhecidas localmente como “red hot pokers” — e alimentarem-se das flores para consumir o néctar.

 

Cada lobo chegou a visitar até 30 flores numa única visita, com os investigadores a denotaram ainda comportamentos de aprendizagem social, com elementos juvenis a acompanharem adultos nas visitas às plantas.

Durante o processo de alimentação, a parte frontal da cabeça ficava coberta de pólen, o que sugere que estes animais podem estar a desempenhar “um papel acidental” na polinização, explicam os cientistas, avançando que este cenário se trata de “uma potencial primeira associação entre um grande carnívoro e a polinização de plantas”.

 

“Esta descoberta mostra como ainda temos muito a aprender sobre o comportamento de uma das espécies de canídeos mais raras e ameaçadas do mundo. Ao mesmo tempo que demonstra a complexidade das interações entre diferentes espécies neste planalto de África, um ecossistema absolutamente único que permanece ameaçado pela fragmentação do habitat”, afirmou a investigadora Sandra Lai, do EWCP, autora principal do estudo.

O lobo etíope é o carnívoro mais ameaçado do continente africano, contando atualmente com menos de 500 indivíduos em estado selvagem.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?