Quantcast
Animais de Companhia

LETI Pharma lança campanha para aumentar consciencialização sobre a leishmaniose

LETI Pharma lança campanha para aumentar consciencialização sobre a leishmaniose Direitos Reservados

A LETI Pharma lançou a campanha “LET’S STOP LEISHMANIOSE, LET’S DEFEND”, que visa informar e aumentar a consciencialização sobre a leishmaniose canina, assim como promover a vacinação.

Com esta campanha, a especialista em saúde animal, pretende destacar o papel da vacinação como “uma ferramenta para prevenir o desenvolvimento da doença ou de um quadro grave”, defendendo que a LetiFend, primeira e única vacina autorizada na Europa, “deve ser incluída no protocolo de vacinação anual para cães em zonas endémicas”.

 

A LETI Pharma defende ainda que a proteção máxima é alcançada através da combinação da vacinação com repelentes externos contra flebótomos.

Segundo a nota de imprensa, a prevalência da leishmaniose tem aumentado, com as alterações climáticas a favorecerem a propagação dos flebótomos. A comunicação avança ainda que, atualmente, a presença da leishmaniose canina está concentrada no sul da Europa, embora estejam a disseminar-se para norte, ameaçando novas áreas.

 

É, neste sentido, que o comunicado refere que, em Portugal, um em cada 10 cães está infetado com a doença, embora muitos não a manifestem.

Assim, a LETI Pharma sublinha que é essencial informar e sensibilizar para os riscos da doença, de forma que seja travada a sua propagação, com os médicos veterinários a assumirem “um papel fundamental na comunicação com o tutor”.

 

A LetiFend, presente no mercado desde 2017, é comercializada nos países europeus mais endémicos, explica a especialista em saúde animal, referindo estar empenhada na estratégia ‘One Health’ e contribuir para melhorar a proteção dos animais de companhia, assim como da saúde das suas famílias.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?