Quantcast
Investigação

Qual o impacto da gabapentina no stress dos coelhos?

Qual o impacto da gabapentina no stress dos coelhos? iStock

A gabapentina tem sido utilizada como ansiolítico em várias espécies e demonstrou reduzir os comportamentos relacionados com stress em cães e gatos, no entanto, há ainda pouca informação sobre o seu uso em coelhos.

Um novo estudo liderado, publicado no Journal of the American Veterinary Medical Association, analisou as respostas comportamentais e a atividade do coelho após a administração de gabapentina.

 

Oito coelhos da Nova Zelândia com idades entre os 8 e 12 meses receberam uma dose oral única de 25 mg / kg de gabapentina. Cada coelho foi colocado numa jaula para avaliação de comportamento, de forma a serem recolhidos os dados antes e duas horas após a administração do medicamento, com o intuito de ser analisado o pico de concentração de gabapentina.

Os parâmetros de mobilidade do coelho foram avaliados por um software de monitorização comportamental através de uma câmara, assim como foi usada uma lista de comportamentos exibidos a partir da utilização de termos e frases descritivas.

 

O estudo concluiu que não foram observados efeitos adversos em nenhum coelho após a administração de gabapentina, tendo sido registado um aumento significativo no comportamento de brincadeira e uma diminuição significativa no comportamento de observação ou vigilância, incluindo comportamentos de paralisação.

Deste modo, os investigadores acreditam que estes resultados sugerem que a gabapentina produziu efeito na redução da resposta ao stress por parte dos coelhos.

 

A análise também concluiu que não se registou mudanças significativas noutros comportamentos dos coelhos, incluindo higiene ou descanso, postura ou mobilidade após a administração de gabapentina.

Assim, os cientistas concluíram ainda que a falta de alteração na mobilidade e no comportamento de repouso após a administração de gabapentina sugere que a dose não causa sedação excessiva.

 

“Os coelhos apresentam geralmente elevados níveis de ansiedade e resposta ao stress em novos ambientes e na presença de humanos, o que apresenta um grande problema de saúde e bem-estar, podendo alterar o seu estado físico e levar mesmo a doenças com risco de vida e instabilidade sob anestesia”, sublinham os autores do estudo.

No entanto, os investigadores sublinharam que o estudo foi limitado devido ao pouco significativo número da amostra. Além disso, recomendam também o teste com doses mais altas para se verificar se efeitos mais fortes podem ser alcançados.

Com base nos resultados, os cientistas concluíram que a gabapentina deve ser considerada como um método para ajudar os coelhos a enfrentarem stress na sua própria casa, tendo mostrado potencial na redução do stress em visitas ao veterinário, transporte e outros eventos que possam ser desafiadores para estes animais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?