Quantcast
Animais de Companhia

Mais de um quarto dos cateteres intravenosos periféricos resultam em complicações

Mais de um quarto dos cateteres intravenosos periféricos resultam em complicações iStock

Uma nova investigação no Reino Unido trouxe novos desenvolvimentos sobre as ocorrências e os fatores de risco associados às complicações do uso de cateter intravenoso periférico na prática veterinária de cães e gatos.

O estudo, liderado por investigadores do Royal Veterinary College (RVC) e realizado por uma equipa de enfermeiras veterinárias e veterinários do Reino Unido, foi publicado no Journal of Small Animal Practice e analisou 325 cães e 57 gatos de 19 institutos veterinários que tiveram um cateter deste género colocado.

 

As complicações ocorreram em 26,7% das colocações de cateteres intravenosos periféricos, sendo o edema do membro/suspeita de inflamação das veias (flebite) e o deslocamento do cateter os mais comuns.

Os fatores que aumentaram o risco de complicações foram: mais de uma tentativa de colocação do cateter, com um segundo ou subsequente cateter a ter de ser colocado, flushing dos cateteres venosos periféricos em intervalos de tempo irregulares e flushing com composto lactato de sódio.

 

O estudo também descobriu que a higiene das mãos não foi realizada antes de colocar um cateter deste tipo num terço dos casos.

“Embora os cateteres intravenosos periféricos sejam usados diariamente na prática veterinária para administrar diversos tratamentos, estão também associados a inúmeras complicações que podem comprometer o bem-estar do animal e aumentar o custo económico do atendimento”, salientaram os cientistas.

 

Para Chris Scudder, autor principal do estudo, “a nossa ambição é, em última análise, diminuir as consequências adversas do uso de cateteres intravenosos periféricos na prática referente a animais de companhia, o que, por sua vez, vai melhorar o bem-estar dos animais e vai reduzir a prescrição de antibióticos para controlar infeções relacionadas com cateteres”.

 

 

 

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?