Sandra Sarmento, Paulo Farinha Luís, Carlos Albuquerque e Carlos Ludovico foram nomeados para os cargos de vogais do conselho diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), responsáveis pelas Direções Regionais da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, respetivamente.
Os novos responsáveis foram designados pelo Ministério da Agricultura e Pescas e o Ministério do Ambiente e Energia, e já receberam parecer favorável pela parte da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Os novos diretores regionais vão ocupar os respetivos cargos em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, com efeitos a partir de hoje, dia 17 de fevereiro.
Sandra Sarmento é, desde 2019, diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte e vogal do conselho diretivo do ICNF desde setembro de 2018. Foi chefe da Divisão do Douro Interior (2013 a 2018) e chefe da Divisão de Planeamento e Comunicação (agosto de 2012 a maio de 2013), na Administração da Região Hidrográfica do Norte da Agência Portuguesa do Ambiente.
Paulo Farinha Luís passa a ocupar o cargo de diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro. Era, até agora, técnico superior de economia do município da Sertã, onde também ocupou os cargos de diretor do Departamento de Administração e Finanças (2010 a 2021) e de chefe da Divisão Económica e Financeira (2004 a 2010).
Carlos Albuquerque, até agora diretor da Conservação da Natureza e Biodiversidade do ICNF, é designado diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo. No ICNF, foi diretor de serviços de Apoio às Áreas Protegidas e diretor do Parque Natural de Sintra-Cascais.
Já Carlos Ludovico passa a ocupar o cargo de diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve. Até à data, era chefe da Divisão de Licenciamento e Desenvolvimento Rural da CCDR Algarve. Foi chefe da Divisão de Agricultura, Estudos e Programação, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (2020 a 2023), e técnico assessor da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (2017 a 2020).