Quantcast
Animais de Companhia

Diuréticos na ICC canina: O coração da terapia quádrupla

Direitos reservados

Na gestão da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) em cães, a medicina veterinária tem avançado significativamente, adotando abordagens cada vez mais eficazes e centradas no bem-estar do paciente. No novo episódio do Podcast da Veterinária Atual, Brigite Pedro, médica veterinária e especialista em cardiologia de pequenos animais pelo Colégio Europeu, esclarece os pilares da terapia quádrupla, atualmente reconhecida como o novo padrão no tratamento da ICC.

Com os diuréticos a desempenharem um papel central – apontados como “a base de tudo” – esta abordagem tem contribuído para melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevivência dos animais diagnosticados com esta condição.

 

A especialista explica ainda como esta abordagem terapêutica, composta por benazepril, espironolactona, pimobendan e um diurético, tem revolucionado a forma como os clínicos lidam com a insuficiência cardíaca congestiva.

Outro destaque da conversa é a torasemida, diurético que tem ganhando preferência entre a classe face à tradicional furosemida. De acordo com a médica veterinária, a principal vantagem passa por uma administração mais prática — apenas uma vez por dia, ao contrário da furosemida, que geralmente exige duas a três administrações diárias, o que acaba por melhorar “muito a adesão dos tutores ao tratamento”, reforça.

 

Ouça o novo episódio do Podcast da Veterinária Atual aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?